sábado, 27 de outubro de 2007

PUBLICIDADE E VERDADES NUTRICIONAIS: DOIS MUNDOS INCOMPATÍVEIS?




Se questionarem um nutricionista acerca da posição que deve tomar no que diz respeito à publicidade de qualquer alimento, a resposta será provavelmente que a sua função é sempre e acima de tudo informar de modo claro a população acerca dos benefícios e dos riscos daquilo que comemos...No entanto, se analisarmos esta questão com mais cuidado, saberemos que ela não é tão simples como parece à primeira vista e que, muitas vezes, (demasiadas vezes) isto não acontece... Há cada vez mais marcas de alimentos interessadas em nutricionistas que publicitem os seus produtos de modo a passar uma imagem de credibilidade. É evidente que por detrás de tudo isto existem interesses económicos e até políticos muito fortes. Por isso, temos de estar atentos porque as tentativas de camuflar determinados aspectos negativos de alguns produtos (que muitas vezes são em muito maior número que os positivos) através de uma publicidade um tanto ou quanto enganosa, são cada vez mais rebuscadas e inteligente.

Sugerimos, a respeito dos limites da publicidade, um link de um site que nos pareceu muito interessante:

http://www.mcdonalds.com.br/qualidade/noticias_interna.asp?id=613

Pensem nisto...Se pedirem a um nutricionista para publicitar, por exemplo, um chocolate deverá fazê-lo? E se aceitar essa proposta quais são os limites para que a informação não se torne enganosa para a população?É utópico pensar que uma determinada marca de alimentos vai realçar na publicidade as características menos boas do seu produto... Então como poderá agir um nutricionista perante uma publicidade que tenta camuflar o que não presta?